RADIO

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


O QUE NÃO COMBINA COM O PRESBITERIANISMO? ( 01 )


O QUE NÃO COMBINA COM O PRESBITERIANISMO? (01)


1º Não combina coronelismo com presbiterianismo.Mas, infelizmente, ainda se vê e se ouve falar de coronéis transitando nos conselhos e nas igrejas; transitando em presbitérios, sínodos e supremos concílios, tudo isso para descaracterização do verdadeiro presbiterianismo. O presbiterianismo quanto governo, é governo de colégio pastoral, pluralidade, representatividade conciliar e presbiteral, ou seja, é governo de presbíteros. É preciso dizer para esses que se acham ou se comportam como coronéis que o tempo do coronelismo no Brasil já passou.Respeitemos os concílios em todas as suas instâncias, mas aos que se acham coronéis só temos um a coisa a dizer, abandonem urgentemente o coronelismo.

2º Não combina elitização com presbiterianismo. Mas, infelizmente, é o que se vê e se ouve falar. Muitas vezes essa elitização é praticada involuntariamente por alguns, mas também deliberadamente por outros. Essa elitização se manifesta e é vista nos grupinhos que se formam e se alimentam dos títulos, das riquezas que se têm, da quantidade de livros que se escrevem, dos doutorados que se adquirem, do tamanho de suas igrejas, dos juízes, advogados e empresários que nelas congregam e outras coisas mais. Nós não somos contra essas coisas e pessoas que se adquirem, com as quais nos relacionamos e convivemos, pelo contrário, louvamos a Deus pelas conquistas, pelos doutores que nos abençoam com seus livros, mas não concordamos que façam das bênção de Deus instrumentos que geram e alimentam a elitização.Não nos esqueçamos que a quem muito se deu, muito será cobrado.

3º Não combina boçalidade com presbiterianismo. Mas é o que se vê com frequência. O cidadão adquire o primeiro, segundo ou terceiro título que lhe valida academicamente, e isso em si não é ruim, e logo sai por aí se achando o dono dos direitos autorais da verdade. Só ele, assim ele e outros pensam, tem autoridade para falar da verdade ou sobre a verdade, porque os títulos adquiridos fizeram dele o dono dos direitos autorais da verdade. Na prática já fazem o que João no seu tempo de ignorância fez, mandam parar de falar da verdade ou sobre a verdade os que com eles não andam  e nem aprendem. Estávamos numa certa livraria, e como de costume fitamos os olhos em determinado livro que nos chamou a atenção pelo título. Daí surgiu a seguinte conversa:

__Que livro maravilhoso! Assim dissemos para outras pessoas que lá estavam.
__Interessante. Foi o que elas disseram sem nenhuma empolgação.

Daí percebemos que a razão porque não se empolgaram, mesmo o livro sendo bom de fato, era, simplesmente, porque o autor não era um dos seus prediletos doutores, como se apenas eles, seus prediletos doutores, diga-se de passagem, eu louvo a Deus por eles, pudessem escrever um livro bom como àquele que lhes apresentamos.Narramos está breve conversa para ilustrar a boçalização daquilo que não era e não é para ser boçalizado.


Rev.Luiz Ronilson Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário